Como em qualquer investimento, importa perceber qual o valor que retiramos da implementação de um CRM. Vamos ver estes 7 benefícios.
1 . Visão ampliada do negócio
Um dos grandes problemas dos gestores é terem uma visão limitada dos processos e das ações que as suas equipas precisam executar no dia-a-dia. É fácil percebermos que, se não temos uma visão clara do que acontece ao nosso redor, não tomaremos as melhores decisões e não chegaremos aos melhores resultados!
Como é que o CRM nos traz essa visão abrangente? Fá-lo, p.e., através de recursos como a centralização de informação, disponível para todos os colaboradores e acessível de qualquer local e dispositivo. Isto contribui para tomadas de decisão mais ágeis, mesmo em projetos que envolvam diferentes sectores da empresa.
Imagine que coordena o marketing da empresa, ao mesmo tempo que acompanha com clareza e em tempo útil a ação da equipa de vendas. Desta forma consegue perceber em que sentido vão os esforços das sua equipas, corrigindo e ajustando as suas ações.
Por outras palavras, o CRM permite-lhe ter uma “visão de helicóptero”, garantindo a ação rápida e certeira.
2 . Produtividade sustentável
O sonho de qualquer gestor é o de aumentar a sua produtividade de forma consistente.
Existem 3 formas de aumentarmos a produção – alocando mais recursos (contratando mais pessoas), exigindo mais dos mesmos (solução temporária, com repercussões fortes no médio prazo) ou por meios tecnológicos. O CRM promove exatamente este ganho de produtividade sustentada, através da melhoria na comunicação, da criação de processos mais eficientes, da centralização das informações dos clientes e, claro, da informação disponível para a tomada de decisão rápida e certeira.
Podemos então dizer, sem qualquer receio, que um bom CRM multiplica a produtividade de um negócio, na medida em que otimiza enormemente as horas trabalhadas de cada colaborador.
3 . Controlo dos follow-ups de venda
Raramente uma venda é feita num primeiro contacto, o que torna o follow-up uma etapa vital de um processo comercial bem-sucedido.
Uma grande percentagem dos contactos precisa de 5 ou mais follow-ups antes da venda, o que mostra quão importante é o acompanhamento do cliente durante o processo de compra, e como esse acompanhamento pode aumentar consideravelmente a probabilidade de sucesso.
A verdade é que, seja por falta de organização seja por receio de serem demasiado invasivo, muitos profissionais abandonam as leads após um ou dois contactos, o que representa grandes perdas de receitas.
O CRM dá-nos toda a informação das leads e do seu tratamento, dos follow-ups e dos recursos.
4 . Assertividade no Planeamento Estratégico
O planeamento estratégico procura contextualizar e definir metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, como forma de alcançar o sucesso.
Isto exige a utilização de informação atual e relevante como guia para a tomada de decisão e base para possíveis mudanças. O CRM, enquanto central de informação, contribui decisivamente para um planeamento estratégico mais seguro e assertivo. Informação como o histórico de interações com os clientes, Informação sobre contratos, o histórico de compras de cada cliente, o desempenho de um setor ou área de negócio, etc., são exemplos da importância do CRM.
5 . Acompanhamento do desempenho em tempo real
Nem sempre conseguimos perceber alguns sinais de fraqueza no negócio sem que seja feita uma análise mais cuidada e detalhada de alguns indicadores-chave.
Quer um exemplo concreto? Pense na quantidade de leads que cada vendedor consegue converter em cliente. Os resultados serão todos iguais? A taxa de conversão é igual em toda a equipa? O que a torna diferente?
O CRM é perfeito para este trabalho de acompanhamento. Não apenas nos dá os recursos necessários para alcançar ótimos resultados, como nos mostra o que necessita de melhorias para que estejamos mais perto da perfeição.
6 . Aumento das vendas e do ticket médio
Uma das principais dúvidas de qualquer gestor é se a adoção de um CRM tem impacto direto nas vendas. Nesta altura já ficou claro que sim – seja pelo aumento da produtividade, seja por via do planeamento estratégico ou pela melhoria da estratégia de vendas, o impacto é enorme e é positivo.
Mas que não haja dúvidas – o impacto não se limita à primeira venda. A melhoria em todo o relacionamento com o cliente cria clientes mais satisfeitos, e isso traz-nos maior fidelização. Maior fidelização aumenta consideravelmente o ticket médio, ao mesmo tempo que reduz o esforço necessário para novos negócios.
7 . Fortalecimento da Marca
Este é um efeito, ainda que indireto, de grande importância. Já vimos como o CRM fortalece, de diferentes formas, o relacionamento da nossa empresa com os clientes. Se assim é, construímos relações mais sólidas e duradouras, fortalecendo a perceção positiva que os nossos clientes têm da nossa marca.
Não subestime os impactos indiretos. São eles que, no longo prazo, ajudam a construir solidez e reputação no seu negócio.